sábado, 27 de fevereiro de 2016

História de Belterra: 27 de fevereiro

Por Oti Santos
Hoje, sábado, 27 de fevereiro:
→ 1999 – O Tramoeste e a Jurubeba (1)
Em Santarém, na Praça Tiradentes, o governador Almir Gabriel inaugura a interligação de Santarém ao sistema de geração de energia elétrica de Tucuruí ou o “Linhão do Tramoeste”, pondo um fim no racionamento que penalizava a região.
Após o ato inaugurativo e o pronunciamento das autoridades, a cantora Elba Ramalho realiza um show aberto ao público e com a Praça totalmente tomada por muita gente do povo.
Convidado pelo governador para um jantar no Iate Clube, o prefeito de Belterra aproveita para pedir ajuda quanto ao projeto de “rebaixamento de tensão” da rede de energia da Vila Jurubeba.
Na exposição ao governador alega o prefeito, que há 18 anos (desde 1981 quando Belterra passa a receber a energia elétrica gerada pela UH de Curuaúna) os moradores desse trecho da Estrada 1 clamam pelo benefício da energia elétrica domiciliar e pública.
→ 2012 – Deixa saudades (2)
Morre, em Belterra, aos 87 anos, vítima de uma parada cardíaca, após longo tratamento de um nódulo na próstata, o “Seu Gonzaga” (Luiz Gonzaga Pereira). Piauiense natural de Teresina, que além agricultor, comerciante, líder comunitário na Vila 129, exerce com altivez a missão patriarcal da família ao lado da distinta esposa “Dona Sabina”.
Pessoa bem relacionada, Gonzaga também integra o quadro de aposentados do Ministério da Agricultura e entre os anos de 1989 e 1995, responde pelo comissariado da Polícia Civil na então “Vila das Seringueiras”.
→ 2013 – Grande perda (3)
Morre, em Santarém, aos 61 anos, internada no Hospital Municipal, vítima de um tumor no cérebro, a professora aposentada pelo município de Santarém; líder e fundadora da comunidade de Santa Clara no Km 93 da Rodovia BR-163 e ex-vereadora de Belterra pela legenda PFL/DEM, “professora Socorro Nunes” (Maria do Socorro Sousa Nunes).
→ 1955 – Aldeia ganha Paróquia
Em Santarém, Dom Floriano Loewenau, OFM, cria no Bairro da Aldeia a Paróquia de São Raimundo Nonato, e a confia aos franciscanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, nomeando o frei Marcos Peterek, OFM, como o seu primeiro pároco.
→ 1987 – Lideranças
Na Assembleia Legislativa, em Belém, os deputados estaduais Nicias Ribeiro e Oti Santos são eleitos líder e vice-líder da bancada do PMDB, amplamente majoritária na Casa, contando com 25 dos 41 parlamentares eleitos em 1986.
→ 1992 – Amainando a crise (4)
Em Santarém, a Rádio Rural, em dificuldades financeiras e tendo que racionalizar seus dispêndios, segundo o seu Diretor padre Valdir Serra, é forçada a reduzir em cerca de 50% o seu quadro de servidores, além de reduzir a sua programação diária que passa a ser das 06h00 às 21h00.
Com essa indesejável providência, programas antigos como Alvorada Rural e Nossa Serenata deixaram de existir, e dentre os comunicadores liberados pela emissora da Diocese consta da relação os consagrados locutores Bena Lago e Luiz Carlos Botelho, que logo estreiam em outros prefixos AM da cidade (Rádios Ponta Negra e Tropical).
→ 2006 – Bem animado
Em Belterra, segunda-feira gorda de carnaval, o desfile promovido pela Prefeitura Municipal apresenta, pela ordem, o desfile dos seguintes blocos: Amigos da Onça, Morcegão, Os Piratas, As Mocréias, De olho no Tapajós, Os Idosos, Agora é pra Valer e Amigos da Terra.
→ 2012 – Vereadora é notificada
Na Câmara Municipal, a vereadora Elizelma (Zelma) Macedo/PT, é notificada pela Mesa Diretora presidida pela vereadora Nilda Paixão/PSD, sobre o decreto de cassação do seu mandato parlamentar, consoante ao veredicto da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instalada para apurar as irregularidades em sua gestão quando à frente da Secretaria Municipal de Saúde.
→ 2013 – De novo
Campo da Praça Brasil, quarta-feira (Amistoso Intermunicipal): Combinado Local 1x3 S Francisco- Rivelino Soares Lobo- 1x0 Ricardinho, 33 / 2x0 Ricardinho, 11; 2x1 Paulinho, 16 e 3x1 Júnior Peitão, 31. O Combinado perde mais uma com Mickei- Marquinho (Gatinho), Diego Belterra, Pirão e Maurício (Juninho)- Coxa, Cabeça, Clayton (Alex) e Xinhoca (Paulinho)- Antônio (Hélio) e Lau- Téc: Albenor Nunes.
NOSSOS CUMPRIMENTOS À:
* Aldiney Dantas
* Ana Elizabeth Batista Machado
* Antônio Martins Simão
* Camila Alana
* Carlos Alberto Gomes Parreira
* Dayan Silva Paz
* Dewson Fernando Freitas da Silva
* Edilson Pereira Pinto (Dedé Castanhal)
* Eliakin Giorgio Silva
* Fernando Branches Farias
* Francisco Juarez Araújo dos Santos
* Gerson Nogueira Rodrigues
* Joana D’Arc Mota
* Jorge Orlando Serique Pereira
* Juciene Lima
* Lamartine Cantorberi da Silva Neto
* Márcia Guerreiro Carneiro
* Maria do Carmo Campos
* Maria Zélia Tapajós Mafra
* Pedro Henrique Ricarte Cabral
* Raimundo Roberto Morhy Barbosa (Beto)
* Varlindo José Brito Pimentel

∴ É Jornalista.

Nenhum comentário: