domingo, 30 de agosto de 2015

História de Belterra: 30 de agosto

Por *Oti Santos
Hoje, domingo, 30 de agosto:
> 1972 – O presidente Médici e a Transamazônica (1)
No Pará, o presidente da República general Emílio Garrastazu Médici inaugura – descerrando a placa afixada em uma frondosa castanheira – entre os municípios de Altamira e Itaituba, a Rodovia BR-230 (Transamazônica), projetada para ligar a cidade de Cabedelo, na Paraíba, a Lábrea, no Amazonas, numa extensão de 4.000 km. 
Integrando a comitiva presidencial o governador do estado Fernando Guilhon e os ministros Mário Andreazza, dos Transportes; Costa Cavalcanti, do Interior e Carlos Alberto da Fontoura, do SNI.

> 1925 – Audácia
Em Santarém, num domingo, pela madrugada, é registrado o primeiro atentado à bomba registrado pela história da cidade, com o lançamento por mãos desconhecidas de um artefato explosivo sobre o telhado do prédio onde reside o juiz substituto da Comarca, Dr. Alarico Barata.

> 1943 – O Pantera em gestação
Em Santarém, na residência dos irmãos Valdomiro e Valdemarino Paz Pinto – fundadores, jogadores e diretores do Santa Cruz Esporte Clube – na Rua da Alegria, no Bairro da Aldeia (local hoje aonde se encontra a residência nº 1615 da Rua 24 de Outubro), é admitido em reunião de Assembleia Geral que o clube passará a chamar-se São Raimundo Esporte Clube, numa homenagem ao padroeiro do Bairro e por ser essa data dedicada ao Santo.

> 1951 – Nova estrutura administrativa
Em Belém, o recém-empossado governador Alexandre Zacharias de Assumpção, recém-empossado, sanciona a Lei nº 400, fruto de um projeto aprovado pelos deputados, dispondo sobre a criação da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC.

> 1959 – Veteco, há 56 anos (2)
Um grupo de conhecidos desportistas moradores do Bairro da Aldeia, fundam, em Santarém, o Veterano Esporte Clube em reunião cuja ata recebe as assinaturas de Elpídio Cruz Moura, Waldomiro Paz Pinto, Edgar da Paz Vieira (Mestre Pingo), Domingos Olegário de Sousa (Tapioca), Domingos Gonçalves de Sousa, Waldemarino Paz Pinto (Marino), Francisco das Chagas Moreira da Silva (Chaguinha) e Gerson Marinho de Sousa, vindo do S Raimundo E Clube; Alberto Siqueira Castro (Moreno) e Dídimo Manoel de Souza, vindos do S Francisco F Clube; Roque Ribeiro Góes (Domingos Roque), João Gonçalves de Sousa (Joãozinho Roque) e Raimundo Nonato dos Santos (Acari).

> 1968 – Um dos capítulos da crise política de então (3)
Em Santarém, a Câmara Municipal, uma semana após eleger os vereadores Fábio Lima e João Menezes para a 1ª e 2ª Secretarias, decide fazer um novo pleito após aprovar o projeto de Resolução de autoria do vereador César Sarmento, dispondo sobre a criação dos cargos de 1ª e 2ª vice-presidências e elegendo para as novas funções o próprio Cesar Sarmento e Ronan Liberal. 
Ao tomar conhecimento da destituição, o vereador Fábio Lima que respondia pela Chefia do Executivo, entrega as chaves da Prefeitura ao chefe do Destacamento da Aeronáutica na cidade, tenente Índio do Brasil.

> 1982 – Novo pároco
Em Belterra, o frei Juvenal Carlson, OFM, assume a direção da paróquia de Santo Antônio de Pádua em substituição ao frei Roberto Schmieg, OFM, em cumprimento ao ato do bispo diocesano de Santarém dom Tiago Ryan, OFM.

> 1985 – Com novo nome
Em Santarém, após um bom tempo fora do ar, a Rádio Clube, também lembrada como ZYR-9 (o seu primeiro prefixo de identificação), emissora pioneira do interior paraense, com estúdios na Rua Galdino Veloso, no Bairro da Aldeia e sob o comando do advogado Armando Fonseca, volta as atividades comunicativas com a sua nova denominação: “Rádio Planície”.

> 1986 – Leão santareno em Fordlândia
Campo Mangueirão, em Fordlândia, sábado (Amistoso Intermunicipal): Combinado Tapajós/Nacional 1x2 S Francisco, de Santarém- Zé Augusto e Isaac anotam para o SF que atua com Raul- Argeu, Zé Augusto, Ferrete e Geo- Gustavo, Isaac e Zizinho- Zerino, Cabecinha e Haroldo- Téc: Valdo Abdala. 
A delegação azulina se utiliza do B/M José Herculano para esse deslocamento e a Rádio Rural de Santarém, com a narração de Oti Santos, faz a sua primeira transmissão esportiva desse distrito aveirense.

> 1986 – Novo pároco I
Recebido com o carinho dos católicos belterrenses, o frei Antônio Glauber, OFM, assume a direção da paróquia de Santo Antônio de Pádua em substituição ao frei Juvenal Carlson, OFM.

> 1989 – O retorno de frei Osmundo
O frei Osmundo Menges, OFM, em cumprimento ao ato do bispo Diocesano de Santarém, dom Lino Vombömmel, assume novamente – para a alegria do povo católico de Belterra – a responsabilidade pela paróquia de Santo Antônio de Pádua em substituição ao frei Antônio Glauber, OFM.

> 1996 – Tristeza
Morre, em Santarém, aos 63 anos, internado no Hospital Imaculada Conceição, vítima de uma parada cardíaca decorrente de complicações do diabetes o “Seu Pasquinho” (Pasquinho Nogueira Costa). 
Natural de Aninduba no município de Santarém que migrando ainda jovem para Belterra ingressa nas Plantações Ford como ajudante, depois lotado como ajudante de bordo nas embarcações e finalmente transferido para o “Cercado” como agente de portaria até o benefício da aposentadoria. 
Em Belterra, onde chega a morar na Estrada 4, Rabo da Gata e Pilão do Meio, casa com Maria Pereira Costa, oriunda do Jaguarari, rio Tapajós, com quem constitui a numerosa família de 15 filhos, sendo 9 homens. 
Também atua como desportista e comerciante, sendo vice-presidente do União nas gestões de Nazaré Cruz e Agenor Aires e na atividade comercial instalando na Estrada 1, próximo aos Correios, a “Casa Iracema”, depois “Casa Costa” com grande variedade de produtos. 
Em 1978, já aposentado, muda com a família definitivamente para Santarém.

> 2003 – No ar a Serrabel FM (4)
Em solenidade coordenada por Raimundo Dias, tendo o pastor José Leite Ferreira (Taíco) como responsável pelo cerimonial, com a placa do empreendimento sendo descerrada por João de Moura Pantoja (Joca) e o pastor Antônio Pereira (STRB); além da faixa desatada por Nadir Pimentel (representante do Sintsep) e o próprio Raimundo Dias (Diretor da Rádio), é oficialmente inaugurada às 16h00 a Rádio Comunitária FM Serrabel, 87,9 Mhz. A princípio, com estúdios e transmissores instalados anexos a Creche Municipal Frei Osmundo, na via de acesso à Vila Timbó.
Presentes também ao evento festivo o Frei Ricardo (Pároco de Belterra); Dra. Graça Malheiros (Delegada da polícia Federal em Santarém); Vereadores Paulo Curió, Osmar Pimentel e Raimunda Lúcia; Padre Edilberto Sena (Rádio Rural de Santarém) e Antônio Carlos Azevedo (Diretoria do Sintsep/Belém).

> 2008 – Tristeza I
Morre, aos 88 anos de idade, em Parintins, no Amazonas, vítima de um câncer de próstata, o pastor evangélico Melvin Edward Huber, fundador da Igreja da Paz em Santarém. Com o corpo trasladado para Santarém, em meio ao clima de comoção e homenagens, com grande acompanhamento é levado ao túmulo no cemitério São João Batista.

> 2013 – Tristeza II
Morre, em Santarém, aos anos de idade, vítima de um AVC o “Seu Ionaldo” (Ionaldo Maciel Sousa). Natural de Belterra, filho do simpático e saudoso casal Antônio Herculano (Zizinho) e Sabazinha Sousa. 
Carinhosamente chamado “Buroaca” pelos amigos mais chegados, deixa viúva a belterrense de Fordlândia Laurenice Matos Sousa e sem a sua presença física os filhos Iara Nice, Ilmara, Ionei, Ionara e Itaiguara.

> 2014 – Novos imortais
Em Santarém, no “Plenarinho” da Câmara Municipal, a ALAS (Academia de Letras e Artes de Santarém) reúne ordinariamente sob a presidência do jornalista Ednaldo Rodrigues para dar posse aos seus dois novos acadêmicos: professor Jackson Matos e o músico José Marinho Batista (Zé Batista). 
O primeiro em substituição a Felisberto Sussuarana na Cadeira nº 10, cujo patrono é Felisbelo Sussuarana e o segundo, em substituição a Eriberto Santos na Cadeira 7, cujo patrono é Cléo Bernardo de Macambira Braga.

2014 – ABC Campeão!
Campo da Praça Brasil (Campeonato Belterrense de Máster- Decisão- Final): ABC 1x1 Santa Cruz- Nos pênaltis 6x5 para o Galo da Serra- Edno Marques dos Santos- Clébio Reis e Raimundo Viana Cutaca- 1x0 Valdo (SC), 35 / 1x1 Jack, 9. ABC Campeão com Gorista- Marcio Lira, Elson, Besouro (Branco) e Reginaldo (Dênis)- Roriz, Wilson, Deon e Sílvio (Cabeça)- Dinha (Rond) e Jack (Jarlinho)- Téc: Nelson. Santa Cruz com Jedilson- Luis Carlos, Careca, Elclis e Grilo- Vangui (Sandro), Odair, Baixinho e Vanderlei- Cachorro e Valdo (Doutor)- Téc: Zilvan.

NOSSOS CUMPRIMENTOS À:
* Ádrio Denner
* Aládio Mourão
* Angélico Caetano Paz
* Clarice Reis de Andrade
* Domingos de Jesus Viana Filho
* Gerson Sousa Oliveira
* João Lamberto Lopes da Silva (Lamberto de Carvalho)
* Jurandir João de Sousa Pedroso
* Lauro Casagrande Filho
* Luana Almeida
* Maria Bentes
* Maria do Socorro Bendelack
* Maria Raimunda Travassos de Sousa
* Maria Rosa Pires Correa
* Maria Santos de Sousa (Maria Peixoto)
* Odair Santos Correa
* Raimundo Dhélio Guilhon
* Raimundo Fernandes Gomes Martins (Manguito)
* Raimundo Nonato da Conceição Nascimento
* Raimundo Nonato Lima Ferreira
* Rivaldo Valente
* Rose Mary Felipe Coutinho Jorge
* Rosélio Pinto Correa (Souza)
* Rosomiro Ferreira de Sousa (Rosito)
* Sebastião Ernesto Santos dos Anjos (Bola)
* William José Waack

∴ É Jornalista.

Nenhum comentário: