domingo, 23 de agosto de 2015

História de Belterra: 23 de Agosto

Por *Oti Santos
Hoje, domingo, 23 de agosto:
> 1781 – Nome definitivo (1)
A aldeia Taparajó-Tapera, margem direita do rio Tapajós, recebe a visita do governador da Província capitão-general José de Nápoles Tello de Menezes que a denomina de Aveiro (inspirado em uma cidade portuguesa). 
Aliás, essa comunidade também é conhecida por muitos anos como Freguesia de Nossa Senhora da Conceição.

> 1892 – Luto nacional (2)
Morre, aos 65 anos, em Barra Mansa, no RJ, vítima de dispneia o Marechal Deodoro da Fonseca (Manuel Deodoro da Fonseca). Militar e político natural de Alagoas da Lagoa do Sul, em Alagoas, que em sua homenagem mais tarde ao ser elevada à condição de município recebe a denominação de “Marechal Deodoro”. 
Na política, além de presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul; proclama a República e se torna o primeiro Presidente do Brasil de 15.11.1889 a 24.02.1890 como chefe do Governo Provisório e como presidente constitucional de 25.02.1889 a 23.11.1891. Data em que renuncia ao comando da nação em decorrência da crise político-econômica que se instala e com o fechamento do Congresso Nacional.

> 1943 – Chegada festiva
Recepcionados com júbilo pela comunidade no porto da Vila, chegam a Fordlândia procedentes de Santarém, a bordo do vapor “Itaituba”, os religiosos americanos da OFM, freis Tiago Ryan e Junípero Freitag. 
Na Vila se juntam ao frei Othmar Rollman, OFM, o pioneiro a fixar morada no megaprojeto da Companhia Ford, e juntos passam a conduzir a missão evangelizadora da Igreja Católica que culmina com a instalação da sede da Paróquia em 1949, e a construção da capela em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, inaugurada no ano seguinte.

> 1954 – “Só morto sairei do Catete” (3)
No palácio do Catete, no RJ, em reunião que se estende até a madrugada, os ministros militares através de um manifesto aconselham o presidente Getúlio Vargas a pedir uma licença de 90 dias, diante da crise política provocada pelo atentado da Rua Toneleiros, em Copacabana, no último dia cinco (Tentativa de assassinato cometida contra o jornalista e político Carlos Lacerda). 
Ao amanhecer, a manchete do jornal “Última Hora” que circula nas ruas da Capital da República que parece pra lá de sensacionalista: “Só morto sairei do Catete”. Frase atribuída a Getúlio Vargas.

> 1992 – Há 23 anos na tela
Em Santarém, a TV Santarém, de Ubaldo Corrêa, exibe pela primeira vez o programa “Patrulhão da Cidade”, tendo o radialista, ex-sonoplasta e ex-discotecário Clenildo Vasconcelos como âncora. 
A nova atração, é uma versão do programa “Comando Tropical” surgido no final dos anos 1980 na Rádio Tropical, do mesmo grupo, por inspiração de Jota Parente e Jota Ninos, dentre outros, quando surge a figura do “Broncolino”, papel desempenhado pelo controvertido radialista Amadeu Santos.

> 2001 – O segundo
Em solenidade bem concorrida, no próprio nosocômio, o prefeito municipal empossa na função de Administrador do Hospital Municipal “Doutor Almir Gabriel” o belterrense Nelson Imbiriba dos Santos, recém-chegado de Manaus, AM.

> 2003 – Mandato renovado
Na sede do clube, ocorrem às eleições para a nova diretoria do União Esporte Clube. Por aclamação (chapa única), é eleito presidente da Assembleia Geral João do Nascimento Rocha e para a diretoria Executiva- Presidente: Raimundo Nonato Bentes Corrêa Filho (Macaxeira); Vice-Presidente: Janaína Borges Xavier; Tesoureiro: Valtenes de Abreu Silva (Gatinho); Secretária Giovana da Paz Coelho e Diretor de Esportes Percílio Santos Fernandes.

> 2010 – Luto
Morre, em Belterra, aos 84 anos, a “Dona Guima” (Maria Guimarães Pereira dos Santos). Matriarca de família numerosa e muito popular na cidade, moradora da Vila Viveiro, que ao longo da vida, com trabalho, humildade e persistência, se dedica com grande empenho à luta em defesa do bem estar dos filhos e netos, num exemplo, sem reparos, de mulher guerreira.

> 2011 – Em defesa do legítimo
Em Belém, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ocorre a audiência do processo movido pela vereadora Maria Creunilda Ribeiro (Nilda Paixão) que ao se desligar do PT migrando para o PPS, buscou manter o mandato alegando discriminação como a causa para abandonar a legenda 13. 
Também ouvidos nessa audiência, o vereador Ulisses Alves, do PMDB, como testemunha da vereadora, e pelo PT o seu presidente José Nicanor Miranda, além do então presidente da Câmara Municipal Ademar Sanches.

> 2014 – Tristeza (4)
Morre, em Santarém, aos 73 anos, vítima de um infarto, ao dar entrada no Hospital Municipal, o belterrense Luís Rodrigues de Sousa (Luís Santarém). Nascido em Belterra, ainda jovem começa a trabalhar como comerciário na Sapataria Botafogo, do Mestre Chico, que o incentiva a jogar pelo União; em Belterra trabalha também na representação do extinto IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal); depois monta o próprio negócio, uma mercearia, na Vila Viveiro, onde mora. Casa em Belterra com Tereza Vacilda Castro se tornando pai de 3 filhos, sendo 2 homens. 
Anos depois, com um mal-estar no relacionamento muda para Santarém, onde passa a trabalhar na Ótica Santa Luzia e logo assumindo um segundo relacionamento com a também belterrense Rosa Maria Lima, se tornando pai novamente de mais 2 filhos: Marcondes e Maurício. Ao se desligar da loja de óculos trabalha ainda na atividade comercial como gerente do B/M Tucuxi até o advento da aposentadoria.

NOSSOS CUMPRIMENTOS À:
* Adailton Ladeira
* Alyrio José Duarte Gonçalves
* Celeste Libânia Vieira Sabbá
* Filipe Leão
* Glaucinete Mendonça
* Isaac Sardinha Pereira
* Ivan Duarte de Souza
* Jarbas de Andrade Vasconcelos
* João Batista Campos de Almeida
* José Álvaro Silva Feitosa
* José Maria Rodrigues Alho
* Jurandir Marinho de Azevedo
* Libório Lúcio Amorim Barreto
* Mabel Pereira Silva
* Madson Ausier Pinheiro
* Mauro Cezar Klautau Bonna
* Pai Serginho de Oxossi
* Paula Toller Amora
* Vilson Augusto Castro de Oliveira


*É Jornalista.

Nenhum comentário: