quarta-feira, 12 de março de 2014

Meu primeiro mês no curso de Pedagogia

Naquele 12 de fevereiro de 2014 eu chegava à Universidade Paulista (UNIP) para iniciar uma nova faculdade. É que acabara de passar no processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) do Governo Federal. 

Estudar pedagogia não era a minha primeira opção, porém, após anos tentando jornalismo, não me restava mais tantas opções. De certa forma, o preconceito ainda imperava na minha cabeça. Sabes aqueles chavões que a gente ouve a vida inteira a cerca da educação?

Todavia, após este primeiro mês de curso, tenho mudado meus pensamentos sobre a escola e a prática pedagógica. Aprendi que não podemos julgar uma coisa sem procurar entender a sua construção, ou seja, o que a tornou como vemos hoje. Tenho tido grande oportunidade de conhecer um pouco mais da pedagogia nas aulas de História da educação, Filosofia da educação, Psicologia do Desenvolvimento e Educação ambiental.

Ainda estou deveras preocupada com a questão do estudo à distância. Me incomoda a forma como a UNIP trata seus alunos, porém, a cada dia tento compreender a proposta educacional. Morar em Belterra e estudar em Santarém também é complicado.

Espero que os próximos três anos sejam de muito aprendizado e que eu possa me tornar uma profissional apaixonada pela pedagogia.

Nenhum comentário: