terça-feira, 3 de dezembro de 2013

STTR de Santarém comemora 40 anos de fundação

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) vai comemorar nesta quarta-feira, dia 04/12, os 40 anos de sua fundação. Uma intensa programação será desenvolvida durante todo o dia com a participação dos antigos associados e do quadro atual de sócios da entidade. 

O objetivo do evento é resgatar o histórico das lutas do campo na região de Santarém, do qual o STTR de Belterra fez parte até a criação do novo município no ano de 1996.

Figuras históricas como Geraldo Pastana, Avelino Ganzer, Natanael Alves, Carlis Dombroski, Valdir Ganzer, dentre outros, receberão homenagens por suas atuações na Corrente Sindical Lavradores Unidos. Este movimento organizou os trabalhadores rurais para a retomada do STTR de Santarém, no final da década de 70, dos famosos “pelegos”, que eram pessoas infiltradas pela Ditadura Militar para controlar a organização sindical.

Desde 1970 até os dias atuais, uma das tarefas do STTR de Santarém é representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e oportunizando melhor qualidade de vida às famílias dos agricultores.

Nenhum comentário: