terça-feira, 11 de junho de 2013

Campanha Nacional de Multivacinação contra a Poliomielite continua até o dia 21 de junho



A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite começou no último sábado (08-06) em todo o país. A Prefeitura de Belterra através da Secretaria de Saúde disponibilizou 12 postos de vacinação espalhados em todo o município de Belterra. A meta é vacinar até o dia 21 de junho todas as crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade com o objetivo de prevenir a paralisia infantil.

Segundo a enfermeira Eva de Sousa Silva, que coordena o setor de imunização da SEMSA, ainda faltam tomar a vacina mais de 900 crianças de todo município já que a meta é atingir o total de 1.704 crianças. Para isto, a vacina continua nos Postos de Saúde da Família, no Hospital Municipal e nas comunidades.

Nesta edição da campanha, as crianças menores de seis meses não serão imunizadas, pois elas já estão recebendo a dose injetável da vacina, que é parte do calendário básico de vacinação infantil. No ato da vacina, os pais devem levar a caderneta de vacinação dos seus filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação de cada criança.

As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças já tenham sido imunizadas contra a doença. Se as crianças tiverem febre alta, alguma hipersensibilidade a algum componente da vacina, ou alguma doença aguda, os pais devem conversar com os profissionais de saúde antes da vacinação, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

O Brasil está livre do poliovírus há mais de 20 anos. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro.

Nenhum comentário: