sábado, 8 de junho de 2013

Ação Cidadania e Justiça é realizada em Belterra

Através de parceria da 7ª Vara da Infância e da Juventude com o Governo Juntos Queremos Mais foi possível oferecer serviços diversos à crianças e adolescentes do município.

A 7ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santarém e a Prefeitura de Belterra desenvolveram o projeto “Ação de Cidadania e Justiça” no município de Belterra, com o objetivo de prestar serviços de cidadania para crianças e adolescentes. O projeto iniciou na sexta-feira (07/06) e terminou neste sábado (08/06) com atendimentos diversos como palestras, expedição de documentos, ações de preventivas de saúde, vacinação, atendimento jurídico e apresentações culturais.

O projeto teve parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos municipais, estaduais e federais. Além disso, a ação conta com apoio de voluntários de vários setores da sociedade civil. Toda a equipe do Governo Juntos Queremos Mais foi envolvida no Projeto que foi realizado em diversos locais de atendimentos: Praça Brasil, COPLAN, Casa Brasil, Escola Santo Antônio, Barracão Paroquial de Santo Antônio e Escola Waldemar Maués.

Segundo a juíza idealizadora do projeto, Josineide Gadelha Pamplona Medeiros, o projeto é a forma extrajudicial de garantir o acesso à Justiça e promover a cidadania, assim como efetivar a proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Em seu discurso de abertura da ação, a Prefeita Dilma Serrão agradeceu a presença do projeto em Belterra. Ela ressaltou que estas ações são muito importantes porque permitem que a população resolva uma série de problemas sem sair de Belterra como as questões jurídicas e a expedição da Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho para crianças e adolescentes do município.

A ação também teve caráter preventivo, com o objetivo de afastar os fatores de riscos a que estão sujeitos crianças e adolescentes, através da evasão escolar; trabalho doméstico e urbano; violência doméstica e urbana; gravidez precoce, uso de álcool e outras drogas; exploração sexual e acidente de trânsito. Por meio de palestras, estes temas foram abordados junto aos alunos da rede municipal de ensino que participaram ativamente da ação no município.

Nenhum comentário: