sexta-feira, 31 de maio de 2013

Belterra realiza 5ª Conferência Municipal das Cidades

No dia 31 de maio, a Prefeitura de Belterra através da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento (SEMAF) em parceria com o Conselho da Cidadania realizaram a V Conferência Municipal das Cidades no município de Belterra. O evento foi realizado no prédio da Igreja da Paz na Estrada Um no Centro Comercial e contou com a participação de presidentes de comunidades, representantes de associações de moradores, diretores de sindicatos, conselheiros setoriais, profissionais da educação e da saúde, membros do Governo e vereadores. Durante a conferência foram discutidos os eixos temáticos ligados à reforma urbana: habitação, saneamento, mobilidade e trânsito, planejamento urbano e ordenamento territorial, assim como, o texto base enviado pela coordenação nacional que aborda o tema geral da Conferência Nacional que tem o tema: Quem muda a cidade somos nós!

“A participação popular e o incentivo ao controle social são as marcas do Governo Juntos Queremos Mais” afirmou a prefeita Dilma Serrão durante a abertura da Conferência das Cidades. Ela também ressaltou que as conferências são os espaços em que a população pode dar a sua opinião sobre os rumos do município. “Já realizamos neste ano a Conferência de Saúde, de Educação, Cidades e a próxima será a Conferência do Meio Ambiente. Em todos estes eventos temos investido para que o povo realmente participe e nos ajude na definição das metas a serem buscadas para melhorar a qualidade de vida de nosso povo” concluiu a prefeita. Também estiveram na mesa de abertura: o vice-prefeito Flavio Germani, o 2º secretário da Câmara de Vereadores Helivelton Noronha, a representante da coordenação estadual e o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação(SINTEPP) Ivanilson Porto que representou o Conselho da Cidadania na solenidade.

Os debates dos grupos temáticos foram realizados na Escola Eny Ataíde de Castro onde os participantes puderam apresentar propostas para o desenvolvimento de Belterra tanto para o Governo Municipal, Estadual ou Federal. Cada grupo definiu três propostas por tema e apresentou na plenária final realizada novamente na Igreja da Paz. No final do evento foram escolhidos os delegados que irão representar o município de Belterra na Conferência Estadual: Willames de Sousa, Jeise da Silva e Raimunda Lúcia Lira de Sousa.

Nenhum comentário: