terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FESTIVAL GASTRONÔMICO DA CHAPEREMA É REALIZADO EM JAGUARARI



Receitas criativas e curiosas levaram um grande número de pessoas para a Comunidade de Jaguarari, comunidade ribeirinha do Rio Tapajós, do Município de Belterra, que realizou neste final de semana (16/02) o décimo Festival Gastronômico da Chaperema, que é um peixe muito farto nesta época do ano na comunidade. O festival que tem a parceria da Prefeitura Municipal de Belterra, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, é um meio que os comunitários encontraram para a valorização da cultura e ainda, ajudar na economia local.

A programação que iniciou pela manhã, contou com um torneiro de pesca e competição de rabetas. Os primeiros colocados receberam da Coordenação premiação como incentivo. Durante a tarde, foi realizado o torneio esportivo que teve a participação de clubes femininos e masculinos da região. Como forma de valorizar a cultura local, houve a apresentação do Cordão de Bichos “Cordão da Chaperema” além da escolha da Rainha do Festival.

Segundo Luciano Gomes, Secretário de Educação, Cultura e Desporto, a Prefeitura tem incentivado todas as programações culturais realizadas nas comunidades “acredito que as comunidades quando tem boas parcerias, elas conseguem trabalhar a valorização de sua cultura e acima de tudo como aqui no Festival da Chaperema, conseguem dinamizar a geração de renda através do evento” concluiu.

Nenhum comentário: