quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dilma Serrão é empossada prefeita de Belterra

Na manhã de 1º de janeiro Dilma Serrão Ferreira Silva tomou posse na Prefeitura do município de Belterra. Dilma será a primeira mulher prefeita do município criado há mais de 78 anos e que há 16 anos conseguiu sua emancipação política, territorial e econômica. A solenidade de posse dos novos 11 vereadores, da prefeita eleita e do vice-prefeito Flavio Germani ocorreu na Câmara de Municipal de Belterra e teve continuidade no Bosque das Seringueiras com a transmissão de cargo e nomeação dos secretários municipais que terão o compromisso de estabelecer meios de proporcionar melhoria de vida para os mais de 16 mil moradores do município.

Foram empossados na Câmara os vereadores: Ernesto Domingues de Oliveira; Laurinda Mota Morais e Maria de Lourdes de Souza (reeleitos) e José Helivelton de Noronha Lima; Damião José Bandeira dos Nascimento; Sérgio Cardoso de Campos; Willames Sousa da Costa; João Pedro Gonçalo Batista; Frank Landy Coelho de Oliveira; Marlisson Antônio Macedo de Sousa e João Batista Ferreira.

Após a posse dos 11 vereadores foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2013/2014, sendo eleita Laura Mota Morais (PMDB) para a Presidente, Helivelton Noronha (PT) para a 1ª Secretaria e João Ferreira (PV) para a 2ª Secretaria.  Após a posse, a Presidente falou sobre o processo de votação para a escolha da mesa diretora que contou com oito votos contra três e tem a participação de vereadores do PT, PMDB e PV. “A gente procurou conversar com todos os partidos com antecedência, mas no país todas as coisas ainda são decididas em cima da hora, eu acredito que o importante é que nós reunimos pensando no povo e de maneira alguma burlamos ou infringimos qualquer regra. Democracia é isto, a gente escolhe mudar e pensar sempre no que pode ser melhor”, falou Laurinda.

O Bosque das Seringueiras fo o local onde ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo de prefeito, o primeiro dicurso da prefeita Dilma e o anúncio do novo secretariado. O Ex-Prefeito Geraldo Pastana recepcionou a prefeita empossada e a conduziu até o palanque. No discurso de despedida, Pastana ressaltou os avanços que Belterra tem conseguido apesar de sua recente história política e enfatizou a posse de uma mulher no comando da Prefeitura. Ele entrou a faixa e recebeu das mãos da prefeita uma placa de honra ao mérito por seus trabalhos realizados em Belterra.

Em seu discurso de posse, a prefeita Dilma falou sobre a forma como deverá gerir Belterra nos próximos quatro anos. Ela ressaltou a Constituição Brasileira e se comprometeu em colocar um médico 24 horas no Hospital Municipal e construir escolas de Tempo Integral, Escola Profissionalizante, assim como a Feira Permanente para os agricultores familiares e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, entre outras obras. “Nosso propósito é governar o município de Belterra de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal que estabelece os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e a publicidade trabalhando pelo fortalecimento da democracia, e respeito aos direitos humanos, pelo exercício da participação cidadã e controle social, transparência e o empoderamento da sociedade”, disse a prefeita ao citar que ela e o vice ouvirão as demandas das comunidades e deverão a partir deste principio tomar decisões do Plano de Governo.

Francisco Márcio Soares (Chefe de Gabinete), Antônia Ribeiro de Sousa (Secretária Municipal de Administração e Finanças), Manuel Jorge dos Santos Oliveira (Secretário de Agricultura e Abastecimento), Ana Cláudia Tavares Trindade (Secretária de Saúde), Valter Matias Azevedo Marques (Secretário de Turismo e Meio Ambiente), Valdemar Sanches da Silva (Secretário de Infraestrutura, Obras e Viação), Reginaldo Soares Lobo (Secretário de Trabalho e Promoção Social), Luciano Gomes Filho (Secretário de Educação, Cultura e Desporto) foram os nomeados para compor o 1º escalão do governo.

Por Martha Costa

Nenhum comentário: