segunda-feira, 18 de julho de 2011

Plebiscito cria expectativas nos moradores de Belterra

Plebiscito cria expectativas nos moradores de Belterra
Belterra fica a 45 km de SantarémBelterra - A expectativa da população em relação à emancipação do Estado do Tapajós aumenta com a aproximação do plebiscito. No município de Belterra, emancipado em 1997, os moradores seguem confiantes e acreditam nos benefícios que a nova unidade federativa irá trazer para a região.

O município de Belterra fica a 45 km de Santarém pela BR-163 (Rodovia Santarém Cuiabá). O lugar ficou conhecido pelos seus seringais e a produção de borracha. Até hoje, ainda é possível perceber os traços da época de colonização, como a arquitetura das casas e os hidrantes típicos das cidades americanas.

Na varanda de casa, o aposentado Chardival Pantoja sonha com a efetivação do novo estado. A contribuição dele é com a produção de artigos que são publicados no jornal da cidade. Ele diz que esclarecer a população é o primeiro passo para tornar o sonho realidade.

“A gente também lutou pela emancipação do município né? E nós vimos hoje, que o resultado é tremendamente satisfatório em todos os aspectos. Então, por isso a gente está pensando a mesma coisa sobre o estado, porque na realidade o que a gente fica recebendo aqui são migalhas que vem do estado, do governo do estado lá em Belém.” afirma o aposentado.

Na cidade, a criação do Estado do Tapajós é um dos assuntos mais comentados. A esperança é que com a nova unidade federativa não só a economia, mas os serviços públicos de abastecimento, comunicação e de saúde ganhem forças e tragam dignidade para a população.
Noticia publicada no portal No Tapajós

Um comentário:

Sebastiao Dantas disse...

Mõnica adicionei vc à minha lista de blogs: www.sebastiaodantas.blogspot.com.
Sucesso!!!!