quinta-feira, 21 de julho de 2011

Belterra receberá Bandeira Científica da USP

Em dezembro deste ano, nossa cidade de Belterra (Pará) sediará a próxima expedição do Projeto de Extensão “Bandeira Científica”, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A escolha ocorreu após a viagem de pré-visita à cidade que ocorreu entre 13 e 19 de julho.  A expedição trará cerca de 140 universitários a Belterra.
A cidade está localizada em meio à Floresta Amazônica, na margem do Rio Tapajós e se adequou ao perfil do projeto, que busca locais que possibilite aos estudantes desenvolverem assistência, educação e pesquisa na área de saúde em parceria com a população e órgãos públicos locais. A “Bandeira Científica” conta com estudantes de Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia, além de alunos de outras áreas, que se encarregam da administração, logística e comunicação durante a organização do projeto e a expedição.
O projeto foi idealizado no início da década de 1950 por acadêmicos da FMUSP, sendo consolidado a partir de 1957, e propõe educação e a pesquisa de campo na área médica, além da atuação dos estudantes em um contexto diferente dos hospitais, por meio do contato com diferentes realidades da população brasileira. Os dados coletados durante as expedições possibilitaram diversos artigos e publicações científicas, principalmente nas áreas de microbiologia e parasitologia.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Projeto Bandeira Científica)

Nenhum comentário: