terça-feira, 24 de maio de 2011

Viagem Santarém/Belterra

Do Blog O Mocorongo

Nas décadas de 50/60, as viagens "por terra", no trecho Santarém/Belterra, eram feitas com duração de mais ou menos 5 horas, em caminhões pau-de-arara, um do Manoel Mota e outro do Manoel Rufino Silva, que trasportavam cargas e passageiros, com muitas paradas à beira da estrada de má qualidade, sem nenhum tiquinho de asfalto. Na época invernosa, a lama e a buraqueira provocavam muito atraso nas viagens, pois os veículos permaneciam por muito tempo atolados e o problema só era solucionado com a ajuda dos próprios passageiros - homens, mulheres e crianças - que empurravam os pesados caminhões.

Uma das paradas obrigatórias - a mais esperada pelos passageiros - era no bar/lanchonete/restaurante da dona Mariana, uma simpática cearense, na colônia Morada Nova, onde ela e o marido Mariano, serviam saboroso café quentinho com pão, broa, tapioquinha ou bolo de milho e, á claro, doses da "mardita".

Naquela época, podia-se, também, fazer a viagem Belterra/Santarém e vice-versa, "por água", no confortável e seguro barco/motor "Deoclécio", de propriedade do Raimundo Figueira, empresário santareno que tinha um bem equipado estaleiro naval para fabricação e reparos de embarcações.

Atualmente, tudo mudou pra melhor, graças a Deus. A estrada está asfaltada e o transporte de pessoas e cargas é feito em ônibus confortáveis, além de outros meios alternativos como kombi, vans, etc. A duração é um pouco mais de uma hora.

5 comentários:

Guilherme Carvalho disse...

Gostei muito do teu blog. Parabéns!!!

Guilherme Carvalho disse...

Gostei muito do teu blog. Parabéns!!!

Mizael Santos disse...

Que foto é essa???? Belterra fica no nordeste??? Só nordeste existe caatinga rsrsrsr

ELIELNA SILVA disse...

Nu periodo ñ muito remoto fiz muito essa viagem de fubeca do Pissica e seu Didico.Matei a saudade.

Alice Carvalho disse...

Em primeiro lugar quero parabenizar a blogueira!
gostei muito do seu blog!
Em segundo desejo parabenizar o irmão Ademar pelo seu trabalho, minha total força e adimiração pelo seu esforço para o bem da população belterrense.
Parabéns!!! vai na fé irmão.