quarta-feira, 25 de maio de 2011

Belterra realiza a I Conferência de Turismo


O Governo mais Prosperidade para Belterra, através da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Turismo promoveu no dia 25 de maio de 2011 na Comunidade de Aramanai a Conferência de Turismo com o Tema “Fortalecendo o Desenvolvimento do Turismo Sustentável em Belterra”. Objetivando validar a proposta de Lei da Política Municipal de Turismo. 

 

No mesmo evento, foram apresentados os resultados do Projeto de Fortalecimento do Destino Referência em Ecoturismo realizado pela Associação das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura -  ABETA.


De acordo com a Secretaria Municipal, a Política de Turismo é um marco para o desenvolvimento turístico no município de Belterra, mais um instrumento de garantia do desenvolvimento turístico com responsabilidade ambiental, econômica e social.

 

Esta lei deverá estabelecer normas sobre a Política Municipal de Turismo, definindo as atribuições do Governo no planejamento, desenvolvimento, estímulo ao setor turístico, disciplina a prestação de serviços turístico e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Busca ainda compatibilizar o uso turístico, com a qualidade de vida da população local, bem como promover o turismo sustentável, conservar o meio biológico, fortalecer a cadeia produtiva do turismo, além de promover o investimento privado de forma ordenada e incentivar práticas sustentáveis pelos empreendimentos turísticos.

 

O evento contou com efetiva participação do Exmo. Sr. Prefeito Geraldo Pastana, da Câmara Municipal representada pela Vereadora Malú, pelo Secretário da Gestão do Meio Ambiente e Turismo Sr. João Rocha, Secretários de Governo, Presidente do FORETUR Prof.. Arildo Nogueira, Associação das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura -  ABETA. Conselho de Turismo e Meio Ambiente, Organizações Governamentais e Não Governamentais, Associações, Instituições de Ensino, o TRADE turístico do município, empreendedores autônomos como artesãos, condutores de turismo e grupo de cultura local.

 

Após a apresentação, discussão e validação da proposta de lei pela assembléia presente, a ABETA fez a entrega de um Kit contendo o Plano de Marketing do Pólo Tapajós (Santarém e Belterra), um Plano de Comunicação de Ecoturismo e Turismo de Aventura e fez referencia do Portal na Internet que será lançado no dia 22/06/11 que servirá para promoção do Destino.

 

  “Para isso convidamos todos os atores sociais envolvidos na recepção, acolhimento e atendimento das necessidades dos turistas, sejam eles da zona urbana, da zona rural, pequenos, médios ou grandes empresários, enfim, todos que de alguma forma participam direta ou indiretamente da atividade turística em Belterra estavam reunidos para debater ações para o desenvolvimento do turismo no município”, destacou Diana Colares – Bacharel em Turismo da SEMAT. 

 

O Evento teve o apoio da Fase Amazônia, União Européia, Oxfam e Actionaid.

Nenhum comentário: