quarta-feira, 27 de abril de 2011

Instituto Butantan já está em Belterra

O programa Butantan Amazônia Muiraquitan Brasil é constituído por 8 projetos (Saúde, Ciência, Turismo, Patrimônio, Educação, Pesquisa, Divulgação Científica e Preventiva). Para cada projeto existem diferentes ações, parceiros e colaboradores que interagem entre si com o objetivo de promover o desenvolvimento da região.
A parceria entre o Instituto Butantan e a Prefeitura de Belterra começou em 2005 e já apresenta importantes resultados em nosso município podendo-se destacar os estudos e pesquisas em biodiversidade e as ações em parceria com as universidades de Santarém e escolas do município, que despertam o interesse pela ciência e a formação de jovens cientistas. Promovem também oficinas e discussões sobre animais peçonhentos e patrimônio histórico e natural da região junto aos moradores do município. Outro importante feito, foi a criação do Centro de Memória de Belterra para a pesquisa e guarda de acervos históricos da cidade, localizado no Bosque das Seringueiras;
Atualmente, a Prefeitura de Belterra, o Instituto Butantan e a AMABrasil, dão continuidade aos projetos de restauração dos prédios e monumentos históricos de Belterra e dá continuidade ao projeto do Bosque Butantan, área doada pela Prefeitura e Embrapa, nas proximidades da Vila Frei Vicente que servirá tanto para a pesquisa e preservação da Biodiversidade quanto para a difusão cientifica para a comunidade local.
Aos poucos, Belterra está se tornando referência na região amazônica, quanto à pesquisa cientifica.

Nenhum comentário: