segunda-feira, 18 de abril de 2011

Belterra 77 anos: nossas origens, nossa gente


No próximo dia 04 de maio, Belterra completará 77 anos desde o termo de permuta, assinado pelo governo brasileiro concedendo estas terras à Companhia Ford Industrial do Brasil. Para comemorar o aniversário da cidade, estarei postando diversos textos, imagens e vídeos que contem a história do nosso povo.
O primeiro texto é de Antônio Vieira, assessor de comunicação da Prefeitura de Belterra:

Um novo tempo em Belterra
quadras de seringa em 1976 - Fonte: Biblioteca do IBGE
Os 77 anos de Belterra guardam milhares de histórias singulares, que pontilharam cada uma de suas estradas. Histórias de pessoas que buscaram e conquistaram espaços de projeção no seu tempo e estenderam às suas famílias os reflexos de tal projeção; histórias de outras pessoas que também buscaram o mesmo espaço, mas não alcançaram, talvez pelo alto preço que teriam que pagar, procurando então se adaptarem à penumbra dos fatos, onde se fixaram com suas alegrias e dissabores, suas ilusões, sonhos e desilusões, amores e desamores, suas marcas de saudade, e cicatrizes. Os 77 anos guardam, também, histórias paralelas de antes da chegada de outras pessoas, igual ao da sua estada, durante a qual não vislumbraram qualquer sinal de mudança no horizonte, uma vez que o amanhã para elas se anunciava apenas como momento seguinte na rota contínua da luta pela subsistência. Pouco lhes importava a praga dos seringais ou a queda do preço internacional da borracha, porque a história da Companhia Ford não era a sua história. A sua saga era a do trabalho duro onde quer que chegassem, até a hora da partida para onde quer que fossem. Afinal sua rota era sempre definida pela luta da subsistência.

Seringueiro de Belterra em 1976- Fonte: Biblioteca do IBGE
O tempo passou e descendentes de personagens de todas as histórias podem ser encontradas nessas estradas compridas, comemorando os 77 anos de Belterra. Desbotadas as cores da velha hierarquia, tanto da Companhia Ford quanto da administração do Ministério da Agricultura, Belterra brilha acima de todas as histórias nas cores da democracia; das políticas públicas que hoje fazem menos árduas as rotas da luta pela sobrevivência; que acenam com um horizonte alvissareiro para nossa juventude; que amplia em pé de igualdade, o espaço de participação a todos os cidadãos belterrenses; que anunciam a prosperidade para nossas comunidades rurais e para cada uma de nossas estradas. Milhares de histórias do passado constroem hoje a história atual e auspiciosa de nosso município, a história do povo de Belterra.

Nenhum comentário: