sábado, 12 de março de 2011

Tarde futebolística de uma jovem estudante de jornalismo

Belterra - Pará

Data: 10 de março de 2011

15:30h

Fiquei sabendo da partida à pouco ao ligar para um amigo e saber a novidade da tarde. Logo pensei: nunca fui a um jogo no estádio e também ainda não fiz a cobertura de um jogo de futebol, será que hoje é o dia? Quando surgiu o convite, decidi ir à Santarém, mesmo estando na hora da saída. O objetivo maior desta viagem é viver a emoção de jornalista esportiva e de torcedora, sem compromisso com a tal da imparcialidade.

Agora, cá estou eu, dentro do ônibus que levará o time do Arsenal Belterra para a semifinal do Campeonato Santareno de Futebol Amador Sub 17 realizado anualmente pela Liga Esportiva de Santarém. Os jogadores são belterrenses, mas o clube inscrito no Campeonato é santareno. O coordenador de desporto da Prefeitura de Belterra, José Helivelton Noronha, contou que a idéia de montar o time ocorreu porque o Arsenal não estava preparado para a disputa e sugeriu que Belterra apresentasse jogadores e concorresse no lugar deles.

16:00h

A cada parada que o ônibus faz, entram novos rostos e clima vai ficando mais animado. Dentro dele, estão indo 23 adolescentes que buscam a realização de um sonho: jogar a primeira vez no estádio Colosso do Tapajós. Enquanto não chegam em seu destino, eles brincam uns com os outros, escutam músicas, tiram fotos, contam piadas e conversam com a equipe técnica.

O técnico da equipe, Fernando Alves está do meu lado e vai me contando a situação do Arsenal Belterra no Campeonato. O time já disputou 5 jogos e desses perdeu 1, empatou 1 e venceu 3; está com 8 pontos e já marcou 18 gols. Ele afirmou que logo no início, o tamanho dos jogadores e o bom futebol dos meninos de Belterra causaram surpresa nos times santarenos. Ele diz que o jogo de hoje será contra o primeiro colocado na chave, o Fluminense e vale vaga na final do Sub 17 que ocorrerá no sábado, dia 12.

Pergunto para Fernando se já existe escalação para o jogo de hoje e ele apresenta os selecionados:

01 – Iago – Goleiro

02 – Charlilson – Lateral direito

03 – Andrei – Zagueiro Central

04 – Alex – 4º zagueiro

05 – Welington – 1º volante

06 – Juninho – Lateral esquerdo

07 – Tonton – 2º volante

08 – Edgar – Meio campo direito

09 – Tiago – Centro avante

10 – Rômulo – Meio campo esquerdo

11 – Andreson – 2º atacante

16:30h

O ônibus já se aproxima de Santarém e tenho agora a oportunidade de conversar com as duas maiores revelações do time. Trata-se de Tiago Lima, 15 anos, o centro avante do time e Andrei Pontes, 16 anos, o zagueiro central.

Tiago conta que mora no Trevo, localizado na BR 163, Km 38, estuda na Escola Vitalina Mota e que jogava antes no Fortaleza, equipe de sua comunidade que é o atual campeão da Copa da BR-Distrito de São Francisco da Volta Grande. Ele se diz muito feliz com a experiência de jogar um torneio fora de sua cidade e mostrar suas habilidades no futebol. Durante o Campeonato, Tiago já fez 9 gols dos 18 que o clube marcou. Para ele, a maior novidade foi o treinamento intensivo de preparação física. Para o jogo de logo mais, o centro avante espera poder ajudar a equipe e marcar mais gols contra o adversário, que afirma ainda não conhecer.

Já o jovem Andrei Pontes vem de mais longe. Mora com a família na comunidade de Betânia no Km 140 da BR 163 e joga futebol desde criança. O seu pai, Ednaldo(Mãozinha) é o presidente do Brasil, clube que Andrei jogava, que é o campeão da Copa da BR-Distrito de Corpus Cristy há 7 anos consecutivos e atualmente é vice campeão do Campeonato Belterrense. O jovem de 17 anos diz que, assim como os outros jogadores, sonha ser um jogador de futebol profissional e que seu maior sonho é jogar no São Raimundo Esporte Clube. Ele se diz preparado para enfrentar o adversário na semifinal e que não poupará esforços para ajudar o Arsenal Belterra.

18:00h

No Colosso do Tapajós começa a chegar a torcida de Belterra que veio acompanhar o jogo entre o Arsenal e Fluminense. São na maioria, os pais e familiares dos jogadores belterrenses que vieram prestigiar suas crias num jogo tão importante.

Os times ao entrarem em campo, ganharam calorosos aplausos de sua torcida, sendo que a de Belterra está mais expressiva que do Fluminense.

O jogo tem seu início.

18:40h

Encerrou o 1º tempo e o Arsenal Belterra está vencendo de 3 a 1. Os gols do Arsenal foram marcados por Tonton, Andreson, Carlilson. A torcida está ainda mais animada com a possibilidade do time disputar a final do Campeonato Santareno de Futebol Amador Sub 17.

Conversei agorinha com a secretária de educação, cultura e desporto de Belterra que disse estar entusiasmada com o bom futebol da garotada e prometeu dar o apoio necessário para a equipe continuar no Campeonato.

20:00h

O jogo encerrou com o placar de 4 a 2. Agora o Arsenal Belterra já está na final do Campeonato Santareno Sub 17 após vencer o fluminense. O próximo jogo será realizado no sábado, 12, aqui mesmo no estádio Colosso do Tapajós. Ainda não está definido o adversário do time, pois daqui a pouco terá início a outra semifinal entre as equipes São Raimundo e Norte.

O professor e preparador físico, Júlio Lima, está muito sorridente. Saúda toda hora os jogadores, parabenizando-os pela conquista e encorajando-os para a partida de sábado.

21:30h

Vim com a equipe comemorar a classificação aqui na Pizzaria Napolitana. Já encomendamos 15 pizzas e alguns refrigerantes. Ficamos sabendo que a segunda partida já terminou e que o adversário da equipe na final será o time do São Raimundo.

Fico por aqui e no sábado estarei novamente a postos para conferir a grande final do Campeonato. Boa sorte para os jogadores aguerridos de Belterra.

2 comentários:

Helivelton Noronha Lima disse...

Amiga Mônica, a participação dos jovens belterrenses no Campeonato Santareno Sub 17 aconteceu em virtude de uma decisão da Coordenadoria de Desporto após uma avaliação que realizamos do Campeonato Belterrense 2010 onde foi constatado que vários clubes inscreveram em seus elencos para a disputa da competição jovens na faixa etária do sub 17, feito este levantamento observamos que nós teriamos um potêncial muito de grande de jovens para participar do campeonato santareno sub 17, a partir daí, corremos atrás para inscrevermos nossa equipe belterrense. Em reunião realizada na Liga Esportiva de Santarém fomos informados que só poderia participar da competição clubes filiados a liga santarena, de posse desta informação fomos atrás da coordenação das equipes filiadas a L.E.S. que não iriam participar do campeonato foi aí que chegamos ao Arsenal, realizamos uma reunião com a coordenação da equipe e após a exposição do projeto belterrense os coordenadores do Arsenal cederam o nome da equipe para ser representado pela seleção belterrense sub 17 tanto é que está sendo divulgado pela mídia o nome ARSENAL/BELTERRA.
Obs: SÓ PARA ESCLARECER QUE NÃO FOI O ARSENAL QUEM NOS PROCUROU MAS SIM A COORDENAÇÃO DE DESPORTO FOI QUEM TOMOU A INICIATIVA DE CONTACTAR O ARSENAL. OBRIGADO PELO ESPAÇO E PARABÉNS POR DIVULGAR O ESPORTE BELTERRENSE.

biane disse...

O Andrey eh,sem duvidas, o orgulho das familias PONTES e PEREIRA DE SOUSA,esperamos q ele tenha mais chances q o pai tio EDINALDO. E q possa jogar não so no São Raimundo mas em varios times tradicionais. Parabens pela cobertura,foi digna de um Galvão Bueno!!!!!!!!!!!