domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vivo leva teatro a Suruacá e Belterra

Participantes da 1ª tapa da Oficina Vivo EnCena

O projeto “Vivo EnCena Teatro e Animação” retorna à comunidade de Suruacá, em Santarém, para o segundo módulo de suas atividades, iniciadas em novembro de 2010.

O principal objetivo da ação é estimular a formação de novos grupos de teatro e criar novas conexões por meio das artes cênicas e do uso de novas tecnologias em audiovisual.

O evento acontecerá entre os dias 22 e 25 de fevereiro e contará com participação de jovens de Belterra, Capixauã e da própria comunidade de Suruacá.

“Vivo EnCena Teatro e Animação” é um projeto inédito no País, que utiliza-se das artes como ferramenta de acesso ao conhecimento e valoriza as vocações dos habitantes de comunidades à margem dos grande pólos metropolitanos nacionais.

Os conceitos de sustentabilidade e economia criativa são os pilares da ação, sendo assim, o processo para a formação de novo grupo de teatro é feito a partir de procedimentos para a sua emancipação, de forma que os participantes se tornem multiplicadores autônomos.

A segunda etapa do projeto consiste em processo de desenvolvimento da prática cênica em ensaios que visam apresentação para toda a comunidade de Suruacá no último dia de evento.

Os jovens, que já vivenciaram as experiências em teatro e animação promovidas no primeiro ciclo de oficinas, agora poderão “refinar” as suas técnicas junto ao orientador Roger Muniz, que desde 2007 coordena projeto teatral da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em aldeias indígenas.

A exibição teatral do novo grupo formado em terras paraenses acontecerá durante à tarde do dia 25 e marcará uma grande celebração à fortificação dos laços desta nova rede, que se estabelecerá com diversas ações de manutenção. A apresentação contará com a presença de membro do Grupo In Bust, de Belém, que estabelecerá relação direta com este grupo que “surge” em Suruacá, incluindo-o em ações de mapeamento em todo o estado do Pará.

No decorrer dos quatro dias do “Vivo EnCena Teatro e Animação”, a VJ Evelyn Cristina fará registro audiovisual das atividades junto aos jovens comunitários para exibição de vídeo dentro da programação de continuidade, ainda no primeiro semestre deste ano.

Em breve, o Programa Cultural Vivo EnCena também promoverá interseções entre os membros deste novo grupo com participantes do projeto CRIA, que tem sede em Salvador/BA desde 1994.

O projeto atua com base na proposta de arte-educação desenvolvida por Maria Eugênia Milet, sua fundadora e atual supervisora geral. Em setembro, os jovens desta ação farão imersão na cidade de Salvador, dentro do Festival de Teatro do CRIA. Ainda em 2011 o projeto promoverá ações na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, e em Canudos, localizada no sertão baiano.

SERVIÇO:
Conexão Vivo EnCena Teatro e Animação
Datas:
22.02: Abertura do segundo módulo da Conexão Vivo Encena Teatro e Animação, às 12h.
23 e 24.02: Das 09 às 17h, ensaios dos grupos para a apresentação teatral.
25.02: A partir das 17h haverá a primeira exibição pública do vídeo institucional da ação realizada em Suruacá e exibição teatral do novo grupo formado para o Vivo EnCena Teatro e Animação.
Local: Praça Central de Suruacá

Nenhum comentário: