quinta-feira, 14 de outubro de 2010

FLONA Tapajós recebe Maratona de Selva

A Floresta Nacional do Tapajós, município de Belterra, está recebendo a Jungle Marathon ou Maratona na Selva 2010 que começou no dia 07 e com encerramento previsto para 16 de outubro na Vila de Alter-do-Chão em Santarém.

A maratona é uma competição de auto-suficiência, onde os participantes têm que trazer sua própria alimentação e equipamentos de sobrevivência.

Centena de participantes de diversos países tentam cumprir o percurso de 200 km na floresta que é considerada uma das mais belas unidades de conservação brasileira pelas suas comunidades, biodiversidade e beleza cênica em quase 600.000 hectares de reserva cercada por floresta densa e as águas do Rio Tapajós, um dos mais bonitos e menos poluídos do mundo.

A maratona foi divida em seis etapas com postos de inspeção distribuídos a cada 6 km, onde os atletas são monitorados por equipes médicas e reabastecidos com água. Neste momento os marotonistas percorrem a etapa mais longa que possui 90 km e será percorrida durante toda a noite.

Ao final de cada etapa, os participantes são divididos em acampamentos construídos pelos comunitários com apoio do Exército e Corpo de Bombeiros.

Enquanto para uns é um momento de descanso, para outros é hora de se conectar na web e alimentar seus blogs e entrar em contato com os seus familiares e difundir os últimos acontecimentos para todo o mundo.

Os competidores enfrentaram temperaturas que podem chegar a 40º C durante o dia e 24º C à noite.

Não é necessário ter experiência com a floresta para participar da maratona, mas é fundamental estar em boa forma e estar determinado. Um corpo em forma é necessário para percorrê-la, entretanto uma mente forte é fundamental para concluí-la.

Favorito
Raimundo Fredson, de Belterra, é o favorito para ocupar o principal lugar no pódio entre os corredores brasileiros. Ele já venceu a prova em 2008 e ficou em ótima posição na edição de 2009.
Segundo fontes do blog, ele está bem colocado nas etapas da competição deste ano.

Com informações do NoTapajós

Nenhum comentário: