terça-feira, 12 de outubro de 2010

Documentário Fordlândia é exibido em Belterra

Emocionante é pouco para descrever a sensação de assistir o documentário Fordlândia do cineasta Marinho Andrade(foto). A exibição ocorreu no sábado, dia 09, no Auditório da Coplan aqui em Belterra.
O filme retrata a presença da Companhia Ford na Amazônia especialmente em Fordlândia, vila do município de Aveiro. Mostra a aventura frustrada de Henry Ford em transformar uma região às margens do Rio Tapajós, no Pará, em uma grande produtora de borracha. O filme traz uma série de depoimentos gravados em mais de cinco anos de pesquisas entre cidades brasileiras e norte americanas.

Pode ser que o fato de estar envolvida com a pesquisa da história de Fordlândia e Belterra tenha influenciado na minha emoção.
Depois da exibição foi aberto espaço para discussões sobre o documentário. Marinho chegou a chorar, assim como eu, e mostrou interesse em pesquisar Belterra e talvez produzir uma película sobre a nossa história.
A blogueira tirou uma fotinho com o cineasta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida nova amiga Mônica.
Foi um prazer mostrar meu doc(Fordlândia) para meus amigos da floresta(Belterra).
Chorei sim...!!!!, minha amiga, foi um dos melhores choros da minha vida.
Não esqueci do teu livro.
Saudade
Marinho Andrade

Monica de Almeida disse...

Puxa Marinho.
Que bom então eu ter presenciado.
E ai, me conta como foi a exibicáo do filme em Forlandia? E em Belém?
Ficarei no aguardo do livro.

Um abraco.