terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conheça a blogueira Míriam de Sousa

Apresento-lhes uma jovem sonhadora que sente orgulho de ser belterrense. Ela tem um jeito, aparentemente, sério, mas tem um lado cômico que muitos desconhecem. É uma menina de poucas palavras, porém muito observadora, motivo que a levou para o mundo da escrita.

Estou falando da blogueira Míriam de Sousa(foto), 25 anos, filha de Belterra que cresceu ouvindo as histórias do lugar e correndo por entre os seringais da Vila Chagas.

Desde cedo ela sentiu o gosto pela escrita. Começou a ler e escrever quando tinha cinco anos e nessa mesma idade iniciou a primeira série. Aos 16 terminou o ensino médio, aos 18 entrou na faculdade de Letras e aos 21 concluiu.

Apaixonada pela história de Belterra, Míriam criou no último mês o blog Belterra "American City" Brasilb no qual compartilha com internautas as fotografias, vídeos, textos e memórias dos moradores coletadas durante sua pesquisa.

Confira a entrevista:

Como surgiu o interesse pela História de Belterra?

Há muitos anos, quando eu ainda era uma criança. Meu avô foi seringueiro, um dos primeiros a ser admitido, e ele contava muita coisa sobre como era o trabalho nas plantações; meus tios e minha mãe também contam o que lembram dessa época. Então, sempre tive contato com a história e sempre gostei de pesquisar fotos e relatos do tempo da Companhia Ford. Cheguei a fazer uma página na internet em 2005, mas não continuei por falta de tempo para me dedicar, e por não estar morando na cidade, dificultando a coleta de informações.

O que motivou você a criar o blog Conhecendo Belterra?

Hoje a internet é um dos meios de pesquisa mais comuns por ser mais rápida. Como vivo procurando notícias, imagens e todo tipo de conteúdo relacionado a essa época, acabei encontrando erros sobre a história publicados por visitantes que, talvez, tenham recebido informações erradas também. Assim como blogs que iniciaram o trabalho de divulgação, mas ficaram resumidos na mesma história e não deram continuidade.

O objetivo do meu blog é divulgar a História de Belterra como um todo. Como ainda está recente, estou focando o assunto no contexto histórico e ainda tem muita coisa pra postar, mas, não pretendo ficar somente no passado, porque Belterra teve muitas mudanças. O nome “Conhecendo Belterra” foi escolhido justamente para conhecerem o antes e o agora, e poder acompanhar os acontecimentos da cidade.

Que público você quer atrair para o blog?

Não penso num público específico, penso na divulgação correta para os interessados em conhecer não só a história, mas os atrativos naturais, a cultura, e tudo que a cidade proporciona aos visitantes. Entretanto, o blog vai ajudar muitos belterrenses, que há anos não visitam Belterra, a matar a saudade da terra querida e saber um pouco mais sobre seu lugar de origem.

Como tem sido a receptividade dos internautas?

Ótima! Muitos já me parabenizaram e apóiam essa iniciativa. Percebi que essa vontade de ter uma página relacionada à Belterra não era só minha. É bom saber que estou contribuindo com a divulgação da cidade. Nos primeiros dias, fiquei surpresa com a quantidade de visitantes dos Estados Unidos, assim como da Alemanha e Noruega. A visitante deste último país é uma belterrense, que eu chamo carinhosamente de “tia”, e que foi embora há muitos anos, mas não esquece as origens.

5 comentários:

♦ Míriam de Sousa ♦ disse...

Oi Monikita!

Gostei muito da entrevista. Seu profissionalismo é excelente.
Parabéns blogueira!

daniel nunes disse...

Boa iniciativa, Monica, o informatizado tmb lança a coluna Fala Blogueiro, que logo estará no ar...., melhor na web

Anônimo disse...

Parabenizo a miriam pela sua iniciativa e interesse em divulgar coisas da nossa querida terra(belterra), realmente quem ama esse lugar e mora tão distante, como eu, adora saber das coisas relacionado ao nosso lugar. gostaria de saber o endereço do seu blog, meu email é:mario_batista57@hotmail.com.

Roberta Souza disse...

OLÀ!!!

ESTOU PASSANDO AQUI PARA DIZER QUE ESTOU SORTEADO UMA LINDA CAIXINHA DE BONECA DE BISCUIT.


PARTICIPE!!!
http://robertaasouza.blogspot.com/

ROBERTA SOUZA

BEIJOSSS!

Monica de Almeida disse...

Obrigada pelos comnetários.