segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Encontro reúne blogueiros do Oeste do Pará

Participei na semana passada do 1º Encontro da Blogosfera do Oeste do Pará. Falei um pouquinho da experiência de blogueira de Belterra e da importância dos blogs na realidade atual.
Coloco aqui um texto publicado na Rede Mocoronga sobre o Encontro e as perpectivas de futuro da conexão dos blogueiros do Oeste paraense.

Do Blog da Rede Mocoronga


Aconteceu na quinta-feira, 02, como parte da programação do FASOL – Fórum Amazônico de Software Livre, o 1o Encontro da Blogosfera Santarena, reunindo cerca de 40 pessoas, entre blogueiros profissionais e iniciantes. O encontro foi organizado pelo Pontão de Cultura Digital do Tapajós, capitaneado pelo Projeto Puraqué e Projeto Saúde e Alegria.

A Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social na internet, sendo que a proposta do encontro foi discutir formas para fortalecer o movimento dos blogueiros de Santarém e região, interconectando os blogs em uma rede social.

Na ocasião estavam presentes profissionais da imprensa que utilizam o blog como uma de suas principais ferramentas de trabalho, como é o caso do jornalista Jeso Carneiro, que mantém o blog mais visitado da região e se tornou referência para outros profissionais. Havia também aqueles que mantém blogs apenas com o interesse de entretenimento, ou mesmo como uma agenda pessoal, o que está cada vez mais fazendo parte do universo da comunicação na era digital. Também tinham os blogs temáticos, isto é, aqueles que se dedicam a um determinado assunto, como o próprio ramo da informática, ou ligados à cultura. Alguns jovens indígenas da tripo Wai-Wai também apresentaram suas aventuras na área da informática e seus primeiros passos na utilização dos blogs para divulgar sua cultura.

Destacaram-se também as experiências de Blogs colaborativos que promovem a interação entre escolas, bairros e comunidades, como no exemplo da rede de blogs dos núcleos de informática educativa da Secretaria Municipal de Educação, e o Blog da Rede Mocoronga que integra conteúdos de diversas comunidades ribeirinhas que dispõe de acesso à internet.

O mais importante no encontro foi perceber que o movimento já é forte na região e que a integração possibilitará expandir e difundir o uso dos blogs como ferramentas de comunicação democrática. O tom da conversa, aliás, esteve muito ligado às possibilidades de promover a valorização da diversidade cultural da região, de permitir espaço para divulgação de temas de relevância que muitas vezes são ignorados ou deturpados pela grande imprensa. Os blogs permitem muito mais do que postar uma notícia ou informação, permitem a interatividade e o debate aberto sobre questões de interesse das pessoas e seus grupos socais.

A participação de ativistas de software livre de outras regiões do país, aprofundou o debate para o campo não apenas do uso dos blogs, mas para entender o que está por trás das ferramentas, ou como as pessoas podem também aprender a programar os sistemas. Linguagens complicadas, termos técnicos da área não são bichos de sete cabeças, mas podem ser encarados até como poesia, arriscou um dos participantes.

A reunião resultou em muitas propostas, algumas já serão implementadas a curto prazo. Será criada uma plataforma livre para integrar os conteúdos de todos os blogs interessados em compartilhar suas informações. Uma reunião agendada para o dia 05, já vai detalhar estratégias que incluem até como ensinar programação (linguagem de software dos computadores) para crianças nas escolas, visando plantar sementes que podem germinar e fazer crescer uma nova forma de desenvolvimento da região, pautada no conhecimento e na tecnologia. Porque não sonhar alto?

Um comentário:

Elvis disse...

Oi Mônica, as propostas sao ótimas para que se fortaleça esse "movimento", digamos assim, que é universo cada vez crescente de blogueiros aqui na região. Falando nisso estou incrementando o meu, se puder dar uma olhada fique a vontade>> www.elvisribeiro.blogspot.com