sábado, 11 de setembro de 2010

A cidade americana da Amazônia, Belterra

Pesquisando sobre Belterra na internet, encontrei estas fotos do fotógrafo Adilson Moralez. Elas datam do ano de 2005 quando ainda existia o Salão Paroquial em madeira, a Igreja Batista ainda estava em funcionamento, a Vila Operária ainda estava sem asfalto, além de outras mudanças pelas quais Belterra passou.
Publico aqui para todos conhecerem ou relembrarem como era nossa cidade há cinco anos atrás.Casas da Vila Operária
Seringueiro solitário no meio da Praça Brasil, simboliza a bravura destes guerreiros
Casas da Vila Operária
Caixa D'agua da Estrada Um
Igreja Matriz de Santo Antonio
Igreja Batista
Casas da Vila Mensalista
Hidrante
Antigo Salão Paroquial de Santo Antônio
Casa Um, preparada para ser a residência do milionário Henry Ford

5 comentários:

Luiz Guilherme de Lemos Martins disse...

Olá Mônica. Estive em julho em nossa Belterra e pude desfrutar dessas e outras imagens que ficaram na saudade de meus pais.Digo nossa, pois meu pai esteve aí na época áurea da cidade, se chamava José Clarindo de Souza Martins e foi Diretor do hospital de Fordlândia e por várias vezes esteve em atividades no hospital de Belterra. O pai dele tinha casa aí em Belterra e existia na Praça principal onde se encontra a igreja, um banco doado por êle.Fiz muitas fotos e por duas vezes estive na praia do Pindobal comendo um tucunaré na manteiga, delicioso.Meu pai infelizmente já é falecido, mas se Deus me permitir irei levar minha mãe para rever essas duas cidades que fizeram parte da história de vida dela e de nossa família.

Monica de Almeida disse...

OLa Luiz,

Que bacana a história do seu avô. Será que a família tem fotos dele trabalhando ou mesmo das visitas que fez a Belterra?
Quando voltares ä Belterra, procura a gente no Centro de Memória.
Um abraço

beth disse...

Estarei visitando novamente minha cidade querida ,aliás nossa cidade maravilhosa,pois tenho maior orgulho de dizer que nasci e me criei em Belterra, e agora quem não lembra dos meus pais,o famoso capataz MANOEL NAVARRO e AURORA NUNES FUNCIONÁRIOS ANTIGOS DO MINISTÉRIO...BOM LOGO ESTAREI NA FESTA DO SANTO ANTONIO ME AGUARDEM.

Anônimo disse...

tenho muitas lembranças de minha faze de jovem nesta cidade, onde tinhamos uma boyte linda onde seria a cabana hoje e foi queimada.

Anônimo disse...

Eu tenho saúdades da minha terra natal, lembro-me de uma boyte que tinhamos ai no lugar onde hoje estar a cabana , lembro-me do pomar onde iamos apanhar laranjas e o seu antonico nos colocava para correr com dois cachorros que ele tinha e se eu for enumerar minhas lembranças essa pagina vai ficar pequenas pois são muitas.