quinta-feira, 22 de julho de 2010

Colocando a Mão na Massa

Olá pessoal do Blog,
Estou desde segunda-feira, dia 19, aqui em São Paulo. Como já mencionei em post anterior, vim conhecer o Projeto A Gente Transforma e fazer a conexão com o povo da Amazônia.

É maravilhoso estar aqui e menciono a frase da querida Raquel Romana, estudante de Fortaleza. O AGT deveria ser A Gente se Transforma. Serão momentos inesquecíveis vividos em Parque Santo Antônio, uma favela na Zona Sul de São Paulo.

Confiram como foi o meu primeiro dia.

No dia 20 de Julho de 2010 o projeto “A Gente Transforma – Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo” teve programação intensa. Foi o momento de traçar estratégias e definir funções para que o projeto aconteça com harmonia. A manhã começou com a formação de 3 grupos.

O 1˚ grupo, da PINTURA, é responsável pelo design, conceito, logística e pintura das fachadas(é o que estou participando). O 2˚ grupo, do PAISAGISMO, cuida da área que envolve o Campo do Astro, focando nos pisos, nas árvores e no entorno. O 3˚ grupo, do MOBILIÁRIO, cria a partir de resíduos os equipamentos para as áreas externas (bancos, mesinhas, brinquedos).

Depois da formação dos grupos, os estudantes criaram um Grito de Paz, e foi super bacana misturar ritmos e cantar em uma só voz todos os lemas.

Durante a tarde a galera do PAISAGISMO e do MOBILIÁRIO foram na Casa Cor São Paulo, que já está encerrada para visitas, para procurar materiais interessantes ou resíduos, estabelecer contato com arquitetos e tentar arrecadar o máximo possíveis de doações para executar o projeto.

Já a equipe de PINTURA ficou no Parque Santo Antônio conversando com os moradores das casas ao redor do Campo do Astro para ouvir opiniões sobre o design das fachadas e convidá-los para um encontro na Casa do Zezinho com todos os moradores e a equipe AGT.

Ao fim do dia, o Instituto Elos organizou um Baile de Danças Circulares com músicas e rituais de várias culturas ancestrais do mundo inteiro. Momento de concentração, renovação e interação. A dança foi usada para refletir sobre o caminho que estamos percorrendo em todos esses dias, fazendo com que os integrantes do AGT ficassem mais sintonizados e focados na ação.

_ Equipe se preparando para o dia de atividades

_ Amigos de Jó, jogavam Caxangá…

_ Dinâmicas para trabalhar colaborativamente

_ Identificando personagens: gente-boa, natureba, toma-conta, produtor…

_ Grupo da PINTURA fez o funk do Pincel. Divertidíssimo!

_ O Grupo do MOBILIÁRIO fez o Rap da Mobília. Com direito a beatbox e break

_ O Grupo do PAISAGISMO criou uma batucada com atabaque e pandeiro

_ Buscando materiais na CasaCOR durante a tarde

_ Enchendo a Caçamba Solidária de recursos da CasaCOR

_ Materiais da Casa COR

_ Grupo da PINTURA faz estudos no Campo do Astro

_ Galera toda reunida para o Baile de Danças Circulares

Nenhum comentário: