domingo, 20 de junho de 2010

ONG Jequitibá, Unesco e Projeto Saúde e Alegria promovem curso de Rádiojornalismo Comunitário

por Raquel Fernandes

Capacitar comunicadores populares das rádios comunitárias ribeirinhas é o objetivo do Curso de Radiojornalismo, promovido pela Organização Não Governamental Jequitibá, em parceria com a Unesco Brasil e Projeto Saúde e Alegria (PSA), entre os dias 21 à 25 de junho, na sede do PSA em Santarém Pará.

A proposta é idealizada pelos jornalistas suiços Jean-Jacques Fontaine e Yvez Magat e aborda práticas básicas de produção jornalísitica, tais como uso da linguagem radiofônica. técnicas de entrevista, moderação de debates, elaboração de noticiários e realização de reportagens de rua. Os participantes irão ainda produzir um programa de cinco minutos com material elaborado durante os dias de curso.

De acordo com Jean, a ideia é pôr em prática técnicas que ajudam a produzir uma boa entrevista, a hierarquizar a informação, a compreender a importância da pesquisa e saber usar a internet.

O curso prevê a participação de 30 comunicadores, entre eles os jovens repórteres da rede mocoronga das seguintes comunidades: Vila Curuai, Belterra, Vila de Boim, Muratuba, São Pedro, Capixauã, Aminã, Bragança, Samaúma e Suruacá.

De Belterra os participantes serão os repórteres comunitários Mizael Santos e Noelza Pereira.

Acompanhe a realização e resultados desse curso acessando o blog da Rede Mocoronga.

Nenhum comentário: