quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nossa região recebe as gravações do Filme Tainá III

Foto: Albanira Coelho

Os atores Guilherme Berenguer, Laila Zaid e Leon Goes estão há três dias em Alter do Chão aguardando as filmagens

As filmagens do Tainá III começam amanhã, em Alter do Chão., vila de Santarém, Oeste do Pará Os atores acima (Guilherme Berenguer, Laila Zaid e Leon Goes) foram entrevistados, hoje, pelos jornalistas José Ibanês e Albanira Coelho, e falaram da impressão que tinham sobre a Amazônia. Dizem que após o retorno para o Rio de Janeiro a visão a respeito de muitas coisas não será a mesma. Alter do Chão encantou e os atores estão de acordo que trata-se mesmo do Caribe do Brasil, e não somente da Amazônia.

O Filme Tainá III deverá estrear nas telas de cinema, em janeiro de 2011. A produção da obra cinematográfica vai custar mais de seis milhões de reais. Só nas filmagens serão injetados seis milhões. Três deles devem aquecer a economia de Santarém.

As instalações dos cenários serão mantidas para que outras produções sejam realizadas no local. O turismo também deverá ganhar com a formação de um roteiro para que turistas visitem Alter do Chão e os lugares onde parte do Tainá III foi produzido.

As filmagens com cenas em Alter do Chão, Flona e Santarém vão até 14 de agosto. Depois o elenco segue para o Amapá, onde finaliza a obra.

Com a presença do elenco que vai participar da terceira versão do filme Tainá, começam nesta quinta-feira os trabalhos de filmagem da obra que conta a história de uma indiazinha que luta contra perigosos bandidos em defesa da biodiversidade da Amazônia. A locação está sendo feita no balneário de Alter do Chão, vila localizada a 34 KM de Santarém, no Oeste do Pará, onde a produção do filme encontrou o cenário perfeito para rodar as novas aventuras de Tainá.

Inicialmente as locações serão feitas no cenário montado às margens do Lago Verde, no próprio lago, na Floresta Nacional do Tapajós, município de Belterra e na cidade de Santarém. Depois de um mês, o elenco se desloca para o Amapá onde prosseguem as filmagens.

Na última terça-feira chegaram à vila os atores Guilherme Berenguer, Leon Goes e Laila Zaid que farão o papel dos bandidos que tentam destruir a floresta. Hoje, eles passaram o dia treinando as ações que farão durante as gravações, como pilotagem de lancha e pescaria com tarrafa. O ator Nuno Leal Maia, que fará o papel de um cientista, era aguardado na madrugada desta quinta-feira. Paulo Gracindo Júnior, que atuará no papel do avô de Tainá, deve chegar na sexta ao local das filmagens.

O primeiro filme, Tainá: Uma Aventura na Amazônia, foi lançado em 2000, alcançando a marca de 852 mil espectadores, faturando R$ 3 milhões de reais em 49 semanas de exibição nos cinemas brasileiros. A segunda película Tainá 2: A Aventura Continua, teve como protagonista a atriz paraense Eunice Baía, cujas locações foram feitas em Manaus e São Paulo, em 2004.

Para dar continuidade à série, a produção viajou por 40 aldeias indígenas da Amazônia e fotografou mais de três mil meninas. Dessas, foram selecionadas 11 que seguiram para Belém onde passaram por exercícios e testes, desenvolvendo habilidades necessárias para viver a personagem. Muitas nunca tinham saído de sua aldeia, como a índia da etnia tembé, Wiranu Tembé, da aldeia Tekohãw, em Paragominas, escolhida para protagonizar a aventura de Tainá 3.

A diretora do filme, Rosane Svartman diz que o terceiro filme de Tainá vai contar as origens da personagem, a partir dos cinco anos. “Nessa aventura, ela vai sofrer diversas transformações até se transformar numa guerreira”. Para a produtora, o filme vai ganhar muito tendo como pano de fundo o balneário de Alter do Chão que considera um lugar surpreendente. Rosane disse que todos os atores convidados para participar do elenco assimilaram bem a idéia de trabalhar num filme sobre a Amazônia, filmado na Amazônia.

Atores ficam surpresos com cenário natural

Depois de um treino de pilotagem em uma lancha de seis pés no Lago Verde, os atores Guilherme Berenguer, Leon Goes e Laila Zaid conversaram com a reportagem do Diário e se mostraram surpresos com as belezas naturais que encontraram. Nenhum deles conhecia a região, mas não tiveram nenhuma dificuldade em se adaptar ao trabalho. “Realmente é um lugar lindo, as pessoas são muito acolhedoras”, disse Laila. Leon Goes lembrou que a sua expectativa sobre as belezas da região foi superada, pois já tinha ouvido falar do Caribe Brasileiro através da imprensa.

Guilherme Berenguer, que passou três anos apresentando o programa Globo Ecologia, da Rede Globo, também não conhecia a região do Baixo Amazonas. Ele destacou que o brasileiro precisa ter orgulho da Amazônia, hoje vista como uma marca mundial na área de meio ambiente. Ele disse que ficou impressionado com a simplicidade dos moradores e o carinho da recepção, destacando que será o primeiro trabalho desse tipo (filmado todo na Amazônia) que vai realizar.

Sobre a questão ambiental, principal tema do filme, os três atores destacaram a necessidade de se promover o desenvolvimento sustentável, sabendo utilizar a água, a energia, ter consciência ambiental. “Tem que crescer sustentavelmente, sem comprometer os recursos naturais”, disse Laila Zaid.

Sobre as contradições entre a riqueza da biodiversidade e a pobreza da população local, os atores defendem que a Amazônia é brasileira e precisa ser cuidada. “Se a gente não souber cuidar, vamos dar mais ferramenta para quem está lá fora querendo entrar”, disse Laila. Leon Goes criticou os estereótipos de que a Amazônia precisa ser conservada, enquanto a população está abandonada. “Muitas vezes as pessoas valorizam mais o jacaré do que o homem que vive aqui”, disse, acrescentando que é necessário equilibrar as forças do crescimento com a responsabilidade da preservação dos nossos recursos naturais.

Por José Ibanês e Albanira Coelho.

2 comentários:

Ângela Cavalcante disse...

Hum... serÁ se ainda aceitam meu curriculum??? kkkkkkkk

Anônimo disse...

È o willames Monica, no meu album no orkut consegui umas fotos com o elenco do filme q vc acha posta umas fotos, presidente do MOJOB e elenco do filme TAINA III.