Esses dias conversei com meu amigo @Jardsom de Suruacá - Comunidade no meio da floresta - me contou via twitter da importância que foi a chegada do Telecentro Comunitário naquela localidade. "Toda pessoa tem direito a Comunicação e Informação. Com a chegada da Internet na comunidade o acesso a informação cresceu muito, e fica muito fácil se comunicar e conhecer pessoas por todo o mundo."

Ele diz que "o uso da Internet na comunidade não se limita no enviou de correios eletrônico, chat ou pesquisas de músicas. A Internet é muito utilizada pelos alunos da escola João Franco Sarmento e demais comunidades vizinhas nas proximidades de Suruacá. Muito últil nas publicações de conteúdos disseminados para o blog comunitário local www.suruaca.redemocoronga.org.br, a partir deste blog os acontecimentos locais ganham o mundo com o poder da velocidade da informação que as tecnologias obtém".

Em Belterra, a realidade não é tão diferente. A Internet tem aberto possibilidades incríveis. A população começa a munir-se dessa ferramenta e com o uso da tecnologia 3G essa realidade tem se expandido ainda mais.

Espero que Belterra seja uma cidade digital do Pará e a juventude se aproprie de fato dessa ferramenta para transformar sua realidade.