domingo, 13 de junho de 2010

Curiosidades da Amazônia

Encontrei no Blog de Suruacá

*A maior floresta tropical do Planeta, a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5 da América do Sul e a Metade do Brasil.

*Um hectare da floresta amazônica tem mais espécies que toda América do Norte e em uma só se suas árvores vivem mais espécies de formigas que em toda a Inglaterra.

*Num único dia, o Amazonas despeja no Oceano Atlântico mais água do que toda a vazão do Rio Tâmisa, em Londres, durante um ano inteiro. Só a Bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Amazonas, tem mais água doce do que toda a Europa.

*O volume de terra que o Rio Amazonas joga no mar é tão grande que, graças a esses sedimentos, o litoral da Guiana Francesa e do Amapá está crescendo. Esse crescimento, ainda não medido, já aparece em imagens de satélites.

*A Ilha de Marajó é na verdade um arquipélago. O número exato de ilhas ninguém conseguiu ainda contar, mas é de pelo menos 2.000. Ocupam uma área de 50.000 km², maior que a Suiça.

*Ao contrário do que se pode imaginar, os rios mais feios da Amazônia, os de água barrenta, são os mais generosos para a vida na região. Carregam sedimentos que arrancam da Cordilheira dos Andes e de outras regiões por onde passam. Na enchente, depositam no solo esses sedimentos, adubando km nas vizinhanças do rio. Ali, as plantas nascem viçosas quando as águas baixam. Esses rios também têm mais peixes.

*Os rios escuros, como o Negro, são muito mais bonitos, mas a água é ácida e pobre em nutrientes. Apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que banha a cidade.

Mais.........

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Monica,gostei do seu blog, gostei muitooo mesmo das informações sobre o Rio Negro, sobre as maravilhas que a natureza oferece nesta região. O que achei mais interessante? Poder estar contatando alguém num extremo do pais estando eu em outro extremo, porque moro em Porto Alegre/RS...Abraço e vou continuar te visitando por aqui...

Vou te mandar meu e-mail no caso de tu querer se comunicar comigo e descobrir tb um pouco do nosso pampa aqui...rsrsrs

abraço

Dejane