sábado, 8 de maio de 2010

Belterra tem feira da Produção Familiar organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Por : Stefanie Auer - cooperante do DED no Conselho da Cidadania Belterra
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belterra realizou, entre 01 e 08 de maio, a III Feira da Produção Familiar do Município, que contou com o apoio de parceiros como DED, EMATER Pará, Secretaria de Agricultura (SAGRI) e órgãos do governo municipal.
Sob o tema "Belterra, Produzir e Preservar" foram expostos para degustação produtos culinários da região, como frutas típicas, derivados da mandioca (farinha, tapioca, bejú, tucupi), doces de vários tipos (geléias, chocolate, bolos, biscoitos) e comidas como tacacá (feito com camarão e jambú - uma hortaliça da região). Durante a feira, a população também teve a oportunidade de apreciar shows culturais e participar de atividades esportivas.
Várias instituições locais mostraram e venderam artesanatos produzidos por moradores de diferentes comunidades. Foram comercializadas jóias, bolsas feitas de borracha e até cadeirinhas produzidas na forma dos bichos da floresta amazônica.
A feira existe desde 2008 e é um meio essencial para valorizar e estimular a diversificação da produção familiar regional. Através dela, o município tem a oportunidade de mostrar sua diversidade cultural, o saber da população e "desenterrar" algumas tradições já esquecidas, como danças e comidas.

Nenhum comentário: