Será inaugurado no dia 01 de maio de 2010 o CENTRO DE MEMÓRIA DE BELTERRA, fazendo parte da Programação dos 76 anos de Aniversário de fundação da Cidade, que acontece no período de 01 à 4 de maio.

O Centro de Memória de Belterra é um espaço exclusivamente dedicado ao estudo e pesquisa da memória do Município. Ele é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido através da parceria entre Instituto Butantan e Prefeitura de Belterra desde 2007, que tem se dedicado a recolher diversos tipos de documentos como depoimentos, fotos, livros, objetos, entre outros.

Quando inaugurado, o espaço abrigará acervo de diferentes tipos voltados à preservação da história da cidade, abancando seus diferentes períodos.

Para a realização do projeto de restauração do espaço (antiga sede da Secretaria de Saúde) firmou-se também uma parceria com a Amabrasil.

A recuperação da casa coloca Belterra cada vez mais próxima ao projeto Plano do PAC das cidades históricas do IPHAN que prevê o tombamento de mais outras 13 edificações na área central do município.