domingo, 11 de abril de 2010

Belo Monte: marcha de protesto em Brasília

Foto: André Vieira/NYT

O cineasta James Cameron e índios que moram no entorno do projeto da usina de Belo Monte

Cerca de 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, lideranças do Parque Indígena do Xingu, e ribeirinhos e indígenas de Altamira realizam em Brasília nesta segunda, 12, um protesto contra os grandes projetos hidrelétricos do governo e, em especial, a usina de Belo Monte.

A concentração ocorrerá a partir das 8h, em frente à Torre de Televisão, e a marcha de protesto percorrerá a Esplanada dos Ministérios – Ministério do Meio Ambiente, Congresso Nacional, Ministério da Justiça, Ministério das Minas e Energia, Ministério da Indústria e Comércio e ANEEL.

O protesto exigirá o cancelamento da licença prévia e do leilão de Belo Monte, marcado para o dia 20 de abril, bem como o deferimento das ações civis públicas do Ministério Público Federal no Pará, ajuizadas na última quinta-feira, dando conta de inúmeras inconstitucionalidades no processo de licenciamento da obra.

A oposição à hidrelétrica de Belo Monte está aumentando no Brasil e em nível internacional. A primeira página do New York Times desse domingo inclui uma matéria sobre o apoio do diretor do filme “Avatar”, James Cameron, à campanha contra Belo Monte.

Retirado do Blog do Jeso.

Nenhum comentário: