quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Presidente Eleito do PT participa da Reunião da Executiva Nacional da JPT

A partir do I Congresso da Juventude do PT, os jovens petistas avançaram para uma outra forma de organização, deixando o formato setorial, condição necessária para responder aos desafios e as expectativas da juventude brasileira. Segundo Severine Macedo, secretária nacional da JPT, a organização da juventude avançou muito neste último período, rearticulando sua ação com os movimentos e organizações de juventude, sendo protagonista na articulação das juventudes do campo democrático e popular criando uma agenda positiva e dinâmica para dentro do partido.

No entanto, Severine destaca que é preciso avançar mais na compreensão, reconhecendo a juventude como estratégica para o desenvolvimento nacional. Para isso, o próprio PT precisaria incorporar mais essa concepção e deixar de perceber a juventude como um simples segmento para ser entendida e potencializada em todos os debates e pautas, além das políticas públicas de juventude.

O presidente eleito do PT fez uma análise da conjuntura nacional, apresentando os cenários colocados ao PT para 2010, ano estratégico para reeleger o seu projeto, dando continuidade às mudanças em curso no Brasil. Dutra acredita que a campanha eleitoral de 2010 terá um caráter militante muito forte por parte dos petistas. E para isto acontecer, afirma Dutra, a juventude terá um papel fundamental, pois o desafio colocado é de garantir um grande processo de formulação programática do PT sobre a juventude brasileira, superando assim, a visão utilitarista em relação aos jovens no período eleitoral.

Para realizar este processo de formulação acerca dos avanços, a JPT realizará o seu Encontro Nacional, em fevereiro de 2010. Este será precedido de plenárias estaduais, que serão realizadas entre 08 e 24 de Janeiro.

O Encontro pretende debater o papel da juventude no projeto de desenvolvimento do país, definindo as diretrizes do programa de governo e a estratégia de campanha para as eleições. Após a etapa nacional serão realizado encontros estaduais e municipais de Março a Junho de 2010, lançando a campanha nos estados e municípios.

Dutra, por fim, reafirmou a necessidade do PT continuar em sintonia com as ações e tarefas da JPT, se colocando como parceiro para fazer com que todo o PT compreenda o papel da juventude na construção partidária e no desenvolvimento nacional.

Nenhum comentário: