sexta-feira, 13 de março de 2009

Lembranças de quando estive na Suécia

Texto para o blog da Rede Mocoronga.

Eu estava ansiosa para conhecer como é um país da Europa, que só sabia de televisão e filmes. Fiquei lá durante 35 dias, viajando por diversas cidades e apresentando os vídeos criados nas oficinas dadas pelos estudantes suecos que estiveram no Brasil. A saída ocorreu no dia 15 de abril e a volta dia 22 de maio de 2008.

Além do conhecimento técnico – aprendi a editar imagens com o programa Final Cut – deu tempo para nos divertirmos numa festa de rock, carnaval (!), festival global, discoteca, manifestação no Dia do Trabalhador (1º de maio) e até à final da Copa Européia de Futebol Feminino, disputado pelo UMEÅ, onde joga brasileira Marta, a melhor do mundo.

Os suecos comemoravam a primavera, estação das flores, e tudo estava lindo e colorido, as pessoas felizes depois de um inverno intenso. Todos queriam “pegar sol” enquanto eu “esquentava” com três casacos, por não estar acostumada com o clima.

Foram tantas aventuras! Muitos novos amigos e muitas situações legais. A minha cidade, Belterra, tornou-se ainda mais importante, passei a valorizar ainda mais nossos costumes e as pessoas próximas.

Nenhum comentário: