segunda-feira, 30 de março de 2009

2a Mostra de Vídeo Participativo da Rede Mocoronga

Nos dias 28 e 29 de março, o Projeto Saúde & Alegria - PSA realizou a 2ª Mostra de Vídeo Participativo da Rede Mocoronga de Comunicação Popular, evento que reuniu vídeos inéditos dirigidos por jovens talentos de comunidades ribeirinhas.

Em parceria com a Escola Nórdica da Suécia, o PSA realizou uma série de oficinas de capacitação em produção de vídeo com jovens comunitários. Jovens estudantes suecos de Vídeo Participativo que vieram ao Brasil complementar seus estudos ministraram as oficinas durante 5 semanas em cada comunidade, tendo como resultado os vídeos que foram exibidos na 2ª Mostra de Vídeo Participativo.

As oficinas foram realizadas nos Telecentros da Rede Mocoronga, que são centros dotados de material técnico, como computadores e acesso à internet. Os vídeos realizados, sempre mostrando a realidade dos próprios jovens, são o resultado prático das oficinas e foram integralmente produzidos por eles. É o exemplo do vídeo produzido pelos jovens de Belterra abordando o problema da gravidez na adolescência, ou daquele produzido em Boim falando do trabalho e da cultura do seringueiro, ou mesmo do vídeo que vem de Urucureá falando da vida sustentável na comunidade.

Vídeos participativos são vídeos produzidos pela própria comunidade, em alguns casos visando o resgate da cultura local, para que as comunidades ribeirinhas possam ter a capacidade de dizer quem são, o que são e qual a sua realidade para o mundo, já que todos estão com a atenção voltada para a Amazônia, mas pouco se sabe sobre a realidade em que vivem essas comunidades.

Nesta 2a mostra os jovens produtores novamente foram homenageados com a entrega do Troféu “Mocoroscar”, uma premiação simbólica incentivando suas criações.

A Rede Mocoronga é uma rede intercomunitária de comunicação popular, é uma das principais estratégias de comunicação do Projeto Saúde & Alegria e engloba 34 comunidades ribeirinhas, capacitando jovens em oficinas de educomunicação como repórteres locais para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e blogs com conteúdos locais. Mais do que comunicar, as atividade da Mocoronga são instrumentos de inclusão social do jovem na sociedade.

A iniciativa também faz parte das ações do Pontão de Cultura Digital do Tapajós realizado pelo PSA em parceria com o Projeto Puraqué de Inclusão Digital e Prefeitura Municipal de Santarém com o apoio do Ministério da Cultura.

Intercâmbio Amazônia – Brasil - Suécia

Estudantes da Escola Nórdica da Suécia vieram à Amazônia para complementar seus estudos em produção de vídeo. Eles ministraram oficinas de vídeo participativo durante 5 semanas nas comunidades de Urucureá, Boim, Belterra e Muratuba. O resultado dessas oficinas pode ser visto na 2ª Mostra de Vídeo Participativo, realizada pelo Projeto Saúde & Alegria, nos dias 28 e 29 de março em Santarém e Belterra.

Em contrapartida, quatro jovens dessas comunidades, que se destacaram pela capacidade de liderança e grau de envolvimento com o projeto partirão para a Suécia dia 13 de abril para participar de um intercâmbio cultural e para aprimorar seus conhecimentos na Escola Nórdica.

Eles já estão de malas prontas e ansiosos para conhecer o país e aprender mais sobre produção de vídeo e quando voltarem repassar seus novos conhecimentos para os amigos das comunidades. Junto com os estudantes suecos, os jovens brasileiros, participarão de mostras de vídeo, onde poderão exibir os resultados das oficinas na Suécia.

Os jovens que partirão para o intercâmbio estiveram participando da 2ª Mostra de Vídeo Participativo, juntamente com mais 40 jovens envolvidos nas oficinas.

Nenhum comentário: